Para um iniciante, o Judô pode parecer assustador. É fácil ver o porquê entre os golpes, a luta de pegadas e os humanos lançando pelo ar. Claro que talvez você possa lançar seu sobrinho de 10 anos, mas e alguém do seu tamanho? Ou melhor ainda, você está pronto para ser lançado?
Por onde começar?
Todas essas perguntas podem levar alguém a se desviar do aprendizado desta grande Arte Marcial. Uma dica para tornar o Judô mais prazeroso é aprender a aprender! Isso soa ridículo com certeza. MAS existem certas estratégias que você pode usar para se tornar um aprendiz mais eficiente quando estiver no tatame. Para demonstrar isso, vamos detalhar um bom Ouchi Gari da lenda japonesa do judô Satoshi Ishii.
Se você assistir o Ouchi Gari executado em um movimento fluido e tentar replicá-lo, você vai se dar mal. Ao aprender Judô, é importante quebrar uma técnica em pedaços menores e digeríveis, isso é chamado de fragmentação.
Um passo de cada vez
Você precisa procurar 3-4 elementos distintivos que você possa “ligar” para ajudá-lo a lembrar da técnica. Para simplificar, você pode dizer Posição, Entrada e Terminar. Essa mesma fórmula também pode ser aplicada a outras técnicas, porque geralmente envolvem a mesma sequência.
Posição: Isso pode se referir a como seus pés estarão em relação aos deles. Se ambos os atletas estiverem com o pé esquerdo à frente, é esquerda vs esquerda.
Entrada: Este aspecto refere-se a como a técnica é configurada. Pode envolver um empurrão ou puxão, bem como referenciar o que as garras estão fazendo. A técnica é um dos aspectos mais cruciais para QUALQUER técnica de Judô, esta parte seria um ótimo lugar para descrever o que os pés estão fazendo.
Acabamento: As técnicas de acabamento envolvem várias partes móveis, portanto, definir isso de maneira sucinta pode ser difícil. Manter descrições mentais curtas e práticas ajuda na lembrança ao executar/perfurar uma técnica.
Tudo fica mais fácil
Em geral, para fragmentar uma técnica, você deve descobrir o que é mais relevante para o sucesso da técnica. O que torna isso mais fácil é um bom instrutor. Não há uma explicação prolixo entre cada etapa. Este é um aspecto que torna seu estilo de ensino tão eficaz.
Portanto, se você perceber que está faltando algo em uma técnica, reserve um momento para dividi-la em pedaços menores. Ao estreitar seu foco, você poderá identificar algumas deficiências em sua técnica. Se você puder melhorar esses pequenos aspectos de sua técnica, isso pode realmente aumentar!
Caso você tenha gostado desse artigo, aqui na Youpsi você encontra diversos artigos semelhantes, e das mais diversas áreas. Não deixe de dar uma olhadinha e deixe sua opinião aqui nos comentários do artigo. Até logo!