Problemas e lesões oculares: Porque são tão comuns?

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Categorias

Siga-nos nas redes Sociais

Destaque

Fique por dentro! Receba nossos contéudos em primeira mão.

Sabia que problemas e lesões oculares tem se tornado cada vez mais comuns, todos os anos? Mais de um milhão de pessoas sofrem lesões oculares, das quais noventa por cento são evitáveis ​​com o uso de óculos de segurança. Cento e vinte e cinco mil casos de lesões oculares são causados ​​por produtos domésticos. 

 

Mulher jovem realizando exame de vista.
Imagem retirada do Freepik.

Hábitos do dia a dia que ajudam a precaver

É um bom hábito lavar as mãos regularmente, especialmente depois de manusear produtos químicos domésticos. Ao usar detergentes e solventes perigosos, o manipulador deve usar óculos de proteção contra produtos químicos. Além disso, nenhuma criança deve estar por perto durante o manuseio de produtos químicos. Durante a pulverização, o bico deve ser afastado do rosto. Fertilizantes, pesticidas e tintas devem ser armazenados fora do alcance. Ao realizar atividades domésticas, devem ser usados ​​equipamentos de proteção adequados, como óculos, luvas, botas e capacete, se necessário. 

A casa deve ser iluminada adequadamente para evitar acidentes no escuro. As escadas também devem ser iluminadas e os trilhos também devem ser instalados. As instruções para a abertura da tampa dos frascos devem ser lidas com atenção para evitar que estourem e machuquem outras pessoas. Crianças e adolescentes devem ler as instruções antes de manusear o equipamento operacional antes de jogar. Todos os equipamentos de energia devem ser instalados com proteções. Ao brincar ao ar livre, os olhos devem ser protegidos por óculos de proteção UV e é uma má ideia olhar diretamente para o sol. 

 

Como se precaver de problemas e lesões oculares fora de casa?

As precauções não devem ser tomadas apenas em ambientes internos, mas também ao ar livre. Isto é porque mais de quarenta mil pessoas sofrem lesões oculares ao ar livre. Noventa e nove por cento das lesões são causadas durante a prática de esportes. Portanto, é necessário que os jovens usem óculos de proteção durante a prática de esportes ou atividades recreativas ao ar livre. 

Problemas e lesões oculares acabam sendo tão comuns pela falta de cuidados no dia a dia, e a falta de atenção quanto ao problema. Um capacete especial é projetado com proteção de arame ou máscara facial de policarbonato, que não é apenas seguro, mas também confortável. Óculos de proteção também devem ser usados ​​durante a realização de experimentos no laboratório de ciências. Fogos de artifício devem ser manuseados apenas por adultos. 

 

Os danos oculares dos celulares e computadores

Por causa do uso cada vez maior de computadores, mais e mais jovens estão tendo problemas e lesões com os olhos. Os sintomas de fadiga ocular causada pelo computador são olhos vermelhos e lacrimejantes, problemas de foco, pálpebras doloridas e cansadas, espasmo muscular do olho, dor nas costas e dor de cabeça. Em tal ambiente, exercícios para os olhos devem ser feitos regularmente. Os olhos devem focalizar objetos distantes e devem ser girados de um lado para o outro. É extremamente importante dar amplo descanso aos olhos. Óculos com proteção UV devem ser usados ​​ao olhar para a tela do computador. O cansaço visual pode ser evitado aumentando a distância do monitor.   

 

Produtos e maquiagens e os problemas de visão

Riscos para os olhos também são causados ​​quando os cosméticos são usados ​​indevidamente por usuários de lentes de contato. Algumas das reações adversas são lesão, irritação ocular, alergia, secura, infecção e deposição de cristalino. Por isso, os adolescentes devem estar cientes do risco que enfrentam ao optar pelas lentes de contato. As meninas devem entender que devem comprar cosméticos hipoalergênicos e principalmente os não perfumados, fabricados por grandes marcas. Os cosméticos não devem ser compartilhados com mais ninguém. Os pincéis aplicadores devem ser lavados regularmente e o rímel velho deve ser descartado e não recarregado. As sombras para os olhos cintilantes, peroladas, foscas ou iridescentes contêm ouropel moído ou concha de ostra, que devem ser sempre evitadas. O delineador não deve ser aplicado na borda interna da pálpebra. O pó solto deve ser evitado. O creme não deve ser aplicado perto dos olhos. O usuário deve lavar as mãos ao manusear as lentes de contato. Não se deve chorar, lavar o rosto ou tomar banho com as lentes de contato colocadas. 

Seguindo essas dicas e cuidados, você consegue evitar problemas e lesões oculares no seu dia a dia.

Caso você tenha gostado desse artigo, aqui na Youpsi você encontra diversos artigos semelhantes, e das mais diversas áreas. Não deixe de dar uma olhadinha e deixe sua opinião aqui nos comentários do artigo. Até logo!

Compartilhe este conteúdo...

Categorias

Siga-nos nas redes Sociais

Destaque

Fique por dentro! Receba nossos contéudos em primeira mão.

Leia também...