E você pode praticar meditação onde quer que esteja – seja para passear, andar de ônibus, esperando no consultório médico ou mesmo no meio de uma difícil reunião de negócios.
Entendendo a meditação
Meditação é praticada há milhares de anos. A meditação originalmente visava ajudar a aprofundar a compreensão das forças sagradas e místicas da vida. Atualmente, a meditação é comumente usada para relaxamento e redução do estresse.
A meditação é considerada um tipo de medicina complementar mente-corpo. A meditação pode produzir um profundo estado de relaxamento e uma mente tranquila.
Durante a meditação, você concentra sua atenção e elimina o fluxo de pensamentos confusos que podem estar sobrecarregando sua mente e causando estresse. Este processo pode resultar em maior bem-estar físico e emocional.
Benefícios da meditação
A meditação pode lhe dar uma sensação de calma, paz e equilíbrio que pode beneficiar tanto seu bem-estar emocional quanto sua saúde geral.
E esses benefícios não terminam quando sua sessão de meditação termina. A meditação pode ajudá-lo a ter mais calma ao longo do dia e pode ajudá-lo a controlar os sintomas de certas condições médicas.
Meditação e bem-estar emocional
Quando você medita, você pode eliminar a sobrecarga de informações que se acumula todos os dias e contribui para o seu estresse.
Os benefícios emocionais da meditação podem incluir:
- Ganhando uma nova perspectiva sobre situações estressantes
- Desenvolvendo habilidades para gerenciar seu estresse
- Aumentando o autoconhecimento
- Focando no presente
- Reduzindo emoções negativas
- Aumentando a imaginação e a criatividade
- Aumentando a paciência e a tolerância
Meditação e doença
A meditação também pode ser útil se você tiver uma condição médica, especialmente uma que pode ser agravada pelo estresse.
Embora um corpo crescente de pesquisas científicas apoie os benefícios da meditação para a saúde, alguns pesquisadores acreditam que ainda não é possível tirar conclusões sobre os possíveis benefícios da meditação.
Com isso em mente, algumas pesquisas sugerem que a meditação pode ajudar as pessoas a gerenciar sintomas de condições como:
- Ansiedade
- Asma
- Câncer
- Dor crônica
- Depressão
- Doença cardíaca
- Pressão alta
- Síndrome do intestino irritável
- Problemas de sono
- Dores de cabeça tensionais
Certifique-se de conversar com seu médico sobre os prós e contras do uso da meditação se você tiver alguma dessas condições ou outros problemas de saúde. Em alguns casos, a meditação pode piorar os sintomas associados a certas condições de saúde mental e física.
A meditação não é um substituto para o tratamento médico tradicional. Mas pode ser uma adição útil ao seu outro tratamento.
Tipos de meditação
Meditação é um termo genérico para as muitas maneiras de um estado relaxado de ser. Existem muitos tipos de técnicas de meditação e relaxamento que possuem componentes de meditação. Todos compartilham o mesmo objetivo de alcançar a paz interior.
As maneiras de meditar podem incluir:
- Meditação guiada. Às vezes chamado de visualização guiada ou visualização, com esse método de meditação você forma imagens mentais de lugares ou situações que considera relaxantes.
Você tenta usar tantos sentidos quanto possível, como cheiros, visões, sons e texturas. Você pode ser conduzido através deste processo por um guia ou professor.
- Meditação de mantras. Neste tipo de meditação, você repete silenciosamente uma palavra, pensamento ou frase calmante para evitar pensamentos perturbadores.
- Meditação da atenção plena. Este tipo de meditação é baseado em estar atento, ou ter uma maior consciência e aceitação de viver no momento presente.
Na meditação da atenção plena, você amplia sua percepção consciente. Você se concentra no que experimenta durante a meditação, como o fluxo de sua respiração. Você pode observar seus pensamentos e emoções, mas deixe-os passar sem julgamento.
- Qi gong. Esta prática geralmente combina meditação, relaxamento, movimento físico e exercícios de respiração para restaurar e manter o equilíbrio. Qi gong faz parte da medicina tradicional chinesa.
- Tai chi. Esta é uma forma de artes marciais chinesas suaves. No tai chi, você executa uma série de posturas ou movimentos no ritmo próprio de uma maneira lenta e graciosa enquanto pratica a respiração profunda.
- Meditação Transcendental. A Meditação Transcendental é uma técnica simples e natural. Na Meditação Transcendental, você repete silenciosamente um mantra designado pessoalmente, como uma palavra, som ou frase, de uma maneira específica.
Esta forma de meditação pode permitir que seu corpo se estabeleça em um estado de profundo descanso e relaxamento e sua mente alcance um estado de paz interior, sem precisar usar concentração ou esforço.
- Ioga. Você realiza uma série de posturas e exercícios de respiração controlada para promover um corpo mais flexível e uma mente calma. À medida que você passa por poses que exigem equilíbrio e concentração, você é incentivado a se concentrar menos no seu dia agitado e mais no momento.
Elementos de meditação
Diferentes tipos de meditação podem incluir recursos diferentes para ajudá-lo a meditar. Isso pode variar dependendo da orientação que você segue ou de quem está dando uma aula. Algumas das características mais comuns na meditação incluem:
- Atenção focada. Concentrar sua atenção é geralmente um dos elementos mais importantes da meditação.
- Concentrar sua atenção é o que ajuda a libertar sua mente das muitas distrações que causam estresse e preocupação. Você pode focar sua atenção em coisas como um objeto específico, uma imagem, um mantra ou até mesmo sua respiração.
- Respiração relaxada. Esta técnica envolve respiração profunda e uniforme usando o músculo diafragma para expandir seus pulmões. O objetivo é desacelerar a respiração, absorver mais oxigênio e reduzir o uso dos músculos do ombro, pescoço e parte superior do tórax durante a respiração, para que você respire com mais eficiência.
- Um ambiente tranquilo. Se você é iniciante, praticar meditação pode ser mais fácil se estiver em um local tranquilo com poucas distrações, incluindo televisão, rádio ou celular.
À medida que você se torna mais habilidoso na meditação, poderá fazê-lo em qualquer lugar, especialmente em situações de alto estresse, nas quais você se beneficia mais da meditação, como um engarrafamento, uma reunião de trabalho estressante ou uma longa fila no supermercado.
- Uma posição confortável. Você pode praticar a meditação sentado, deitado, andando ou em outras posições ou atividades. Apenas tente ficar confortável para que você possa tirar o máximo proveito de sua meditação. Procure manter uma boa postura durante a meditação.
- Atitude aberta. Deixe os pensamentos passarem pela sua mente sem julgamento.
Maneiras diárias de praticar a meditação
Não deixe que o pensamento de meditar da maneira “certa” aumente seu estresse. Se desejar, você pode participar de centros especiais de meditação ou aulas em grupo conduzidas por instrutores treinados. Mas você também pode praticar meditação facilmente por conta própria.
E você pode tornar a meditação tão formal ou informal quanto quiser, da forma que se adequar ao seu estilo de vida e situação. Algumas pessoas incorporam a meditação em sua rotina diária. Por exemplo, eles podem começar e terminar cada dia com uma hora de meditação. Mas tudo o que você realmente precisa é de alguns minutos de tempo de qualidade para meditação.
Aqui estão algumas maneiras de praticar a meditação por conta própria, sempre que quiser:
- Respire fundo. Esta técnica é boa para iniciantes porque a respiração é uma função natural.
Concentre toda a sua atenção na respiração. Concentre-se em sentir e ouvir enquanto inspira e expira pelas narinas. Respire profunda e lentamente. Quando sua atenção se desviar, volte suavemente o foco para a respiração.
- Escaneie seu corpo. Ao usar esta técnica, concentre a atenção em diferentes partes do seu corpo. Torne-se consciente das várias sensações do seu corpo, seja dor, tensão, calor ou relaxamento.
Combine a varredura do corpo com exercícios de respiração e imagine respirar calor ou relaxamento para dentro e para fora de diferentes partes do seu corpo.
- Repita um mantra. Você pode criar seu próprio mantra, seja religioso ou secular. Exemplos de mantras religiosos incluem a Oração de Jesus na tradição cristã, o santo nome de Deus no judaísmo ou o om mantra do hinduísmo, budismo e outras religiões orientais.
- Caminhe e medite. Combinar uma caminhada com a meditação é uma maneira eficiente e saudável de relaxar. Você pode usar essa técnica em qualquer lugar em que estiver andando, como em uma floresta tranquila, na calçada da cidade ou no shopping.
Ao usar esse método, diminua o ritmo de caminhada para poder se concentrar em cada movimento de suas pernas ou pés. Não se concentre em um destino específico. Concentre-se em suas pernas e pés, repetindo palavras de ação em sua mente, como “levantar”, “mover” e “colocar” enquanto levanta cada pé, move a perna para frente e coloca o pé no chão.
- Envolva-se em oração. A oração é o exemplo de meditação mais conhecido e amplamente praticado. Orações faladas e escritas são encontradas na maioria das tradições de fé.
Você pode orar usando suas próprias palavras ou ler orações escritas por outras pessoas. Verifique a seção de auto-ajuda de sua livraria local para exemplos. Converse com seu rabino, padre, pastor ou outro líder espiritual sobre possíveis recursos.
- Leia e reflita. Muitas pessoas relatam que se beneficiam lendo poemas ou textos sagrados e tirando alguns momentos para refletir calmamente sobre seu significado.
Você também pode ouvir música sacra, palavras faladas ou qualquer música que ache relaxante e inspiradora. Você pode escrever suas reflexões em um diário ou discuti-las com um amigo ou líder espiritual.
- Concentre seu amor e gratidão. Nesse tipo de meditação, você foca sua atenção em uma imagem ou ser sagrado, tecendo sentimentos de amor, compaixão e gratidão em seus pensamentos. Você também pode fechar os olhos e usar sua imaginação ou olhar para as representações da imagem.
Desenvolvendo suas habilidades de meditação
Não julgue suas habilidades de meditação, o que só pode aumentar seu estresse. A meditação requer prática.
Tenha em mente, por exemplo, que é comum sua mente vagar durante a meditação, não importa há quanto tempo você pratica meditação. Se você estiver meditando para acalmar sua mente e sua atenção divagar, retorne lentamente ao objeto, sensação ou movimento em que está focando.
Experimente e você provavelmente descobrirá quais tipos de meditação funcionam melhor para você e o que você gosta de fazer. Adapte à meditação às suas necessidades no momento. Lembre-se, não há maneira certa ou errada de meditar. O que importa é que a meditação ajuda a reduzir o estresse e a se sentir melhor em geral.
Caso você tenha gostado desse artigo, aqui na Youpsi você encontra diversos artigos semelhantes, e das mais diversas áreas. Não deixe de dar uma olhadinha e deixe sua opinião aqui nos comentários do artigo. Até logo!