Se você quer aprender artes marciais, não há nada que possa substituir o treinamento com um instrutor experiente. Para começar a treinar, você terá que encontrar uma escola de artes marciais em sua área e se inscrever para sua primeira aula. A partir daí, você precisará frequentar as aulas regularmente, permanecer humilde e ouvir o instrutor para melhorar. Com bastante dedicação e trabalho duro, você pode aprender a se tornar proficiente em artes marciais.
Escolhendo uma escola de artes marciais
1- Defina o seu objetivo
Determine qual arte marcial lhe interessa mais. Assista a vídeos online de diferentes artistas marciais para ter uma ideia de qual estilo você quer aprender. Se você está procurando táticas práticas de autodefesa, jiu-jitsu, Muay Thai ou Krav Maga podem ser para você. Se você quer aprender uma arte marcial mais tradicional que também enfatiza a disciplina e a tradição, Wing Chun Kung Fu, Taekwondo e Karatê são ótimas artes marciais para aprender.
- O jiu-jitsu brasileiro e o Krav Maga colocam ênfase no grappling, ground and pound e finalizações. O Krav Maga também abrange a trocação em pé e a defesa de armas.
- Muay Thai é uma disciplina de stand-up da Tailândia que enfatiza socos, chutes, cotoveladas e joelhadas.
- Wing Chun Kung Fu, Taekwondo e Karatê se concentram na trocação em pé, que inclui socos e chutes.
Você pode usar todas as artes marciais para a autodefesa, mas o jiu-jitsu brasileiro, o Muay Thai e o Krav Maga usam as táticas mais práticas e se concentram menos em cerimônias e cenários de “configuração”.
Pense na sua personalidade. Se você não gosta de abraçar as pessoas, por exemplo, talvez não queira escolher uma arte marcial que se concentre principalmente na luta. Se você gosta de usar as mãos, talvez não escolha uma escola de chute.
2- Faça uma pesquisa prévia
Pesquise online por aulas em sua área. Procure aulas de artes marciais em sua área para ver o que está disponível para você. Dependendo de onde você mora, pode haver opções limitadas para disciplinas específicas. Leia avaliações on-line das diferentes escolas que você encontrar para ajudar a restringir sua decisão. Algumas faculdades e universidades têm aulas de artes marciais nas quais você pode se inscrever. Veja se o centro comunitário local oferece aulas.
3- Visite ou faça uma aula experimental
Considere visitar a classe. Se você ainda não tiver certeza se deseja se inscrever, muitas escolas permitem que futuros alunos visitem uma aula. Você também pode obter uma primeira aula gratuita. Ligue para a escola ou dojo em que você está interessado e pergunte se você pode visitar a turma antes de se inscrever.
Enquanto estiver visitando, preste atenção em como você se sente enquanto está lá. Mesmo que o estilo seja uma combinação perfeita para você, se você não se sentir confortável com os instrutores e outros alunos, é muito menos provável que você o mantenha.
4- É importante falar com um instrutor primeiro
Ligue ou inscreva-se para aulas com um instrutor. Seja honesto ao descrever seu nível de habilidade para que o instrutor possa colocá-lo na classe adequada. Marque uma data e horário para sua primeira aula.
Marque a data em seu calendário para que você não se atrase no seu primeiro dia. Pergunte ao instrutor o que você deve levar para sua primeira aula. Isso normalmente inclui coisas como um copo atlético e protetor bucal.
Pergunte que tipo de roupa você deve usar.
5- Respeite seus limites
Mantenha-se humilde durante sua primeira aula. Não vá para sua primeira aula com algo para provar. Você provavelmente vai se envergonhar e potencialmente machucar alguém. Permaneça humilde e tente absorver todas as informações que as pessoas mais experientes estão lhe dando. Você provavelmente não vai treinar no seu primeiro dia de aula, mas se o fizer, certifique-se de combinar a energia do seu parceiro de treino em vez de tentar machucá-lo.
6- Seja frequente
Mantenha-se dedicado e frequente as aulas de forma consistente. Não espere se tornar um mestre instantaneamente. A maioria das artes marciais leva décadas para dominar. Se você quiser se tornar proficiente em sua arte marcial, precisará manter uma rotina consistente. Anote os diferentes dias de treinamento no calendário da escola e limpe sua agenda para poder participar.
Às vezes, o horário das aulas pode ser encontrado postado na escola ou no site da escola.
7- Fique atento às instruções
Ouça atentamente as instruções do instrutor. A única maneira de melhorar é aprendendo as técnicas corretamente. Não seja arrogante e sempre ouça atentamente as orientações do instrutor para que possa executar as técnicas corretamente. Você também deve respeitar e ouvir os alunos que têm uma faixa mais alta ou que têm mais experiência do que você.
8- Se alongue antes das aulas
Alongue os músculos antes de realizar os movimentos em casa. Se você planeja pesquisar e executar técnicas de artes marciais em casa, é importante que você faça algum alongamento ativo antes de tentar os movimentos. Estique os isquiotibiais, pernas, braços e quadris antes de tentar fazer qualquer coisa física. Se você não alongar, você pode esticar um músculo e se machucar.
Se você aprendeu a se alongar na escola, use os alongamentos que aprendeu na aula.
9- Assista vídeos antes para ter uma noção
Assista vídeos online para aprender diferentes técnicas. Pesquise em sites como o Youtube por diferentes vídeos da disciplina que você está aprendendo ou deseja aprender. Você pode usar os vídeos para ajudá-lo a manter a melhor forma ao praticar em casa ou pesquisar diferentes técnicas. Se você encontrar uma técnica que não aprendeu na aula, demonstre-a para o instrutor e pergunte se é eficaz.
10- Ler alguns livros pode ajudar
Leia livros de artes marciais para obter mais conhecimento. Leia livros populares de artes marciais para obter mais informações sobre como fortalecer sua disciplina mental. Os livros também darão mais informações sobre estratégias e técnicas. Alguns livros terão instruções para técnicas específicas, enquanto outros terão estratégias mais gerais para a arte marcial que você está aprendendo.
Caso você tenha gostado desse artigo, aqui na Youpsi você encontra diversos artigos semelhantes, e das mais diversas áreas. Não deixe de dar uma olhadinha e deixe sua opinião aqui nos comentários do artigo. Até logo!