Manter uma mente saudável nem sempre é uma tarefa fácil. Na verdade, é uma das coisas mais difíceis, pois estamos em constante pressão e mudança.
Mas, há pequenas atitudes que podem te ajudar a plantar a semente de ter uma mente mais alegre e saudável.
1. Coma bem
Manter o bem-estar físico ao lado da saúde mental pode ter um efeito duradouro em seu corpo. Um corpo saudável faz uma mente saudável, por isso é importante pensar na dieta e nos alimentos que você está comendo.
Com tantas refeições rápidas disponíveis que são convenientes para comer, é fácil renunciar aos alimentos saudáveis. Tente manter um “plano de três refeições” para manter seus níveis de energia aumentados para que você fique ativo o dia todo. Beba muita água para manter-se hidratado e seu metabolismo funcionando.
2. Fique atento às bebidas
Enquanto muitas pessoas bebem álcool e cafeína para mudar seu humor, seu efeito é apenas temporário. Quando os sentimentos de energia ou excitação desaparecerem, você se sentirá muito pior, o que pode ter um grande efeito no seu bem-estar mental.
A maioria das pessoas prefere beber álcool ou cafeína com moderação, o que é benéfico para o nosso corpo. No entanto, algumas pessoas continuam bebendo para retardar o aparecimento desses sentimentos negativos, ou para escapar de sentimentos subjacentes de nervosismo ou depressão. Isso é muito perigoso e pode causar problemas de saúde a longo prazo ou encobrir condições existentes.
Tente não beber mais do que quatro unidades de álcool por dia se você for homem e três se for mulher, e tente não beber bebidas com cafeína depois das sete horas da noite.
3. Exercite-se com frequência
Fazer um pouco de exercício todos os dias tem vários benefícios; tanto mental quanto física. Quando você se exercita, seu corpo libera endorfinas que podem melhorar muito seu humor.
Você não precisa gastar muito dinheiro e entrar em uma academia para fazer algum exercício; caminhar ou andar de bicicleta até o seu destino, limpar a casa enquanto ouve música e jardinagem são maneiras fáceis de fazer o sangue bombear. Depois de um tempo, você começará a achar as tarefas mais fáceis e parecerá melhor, o que, por sua vez, também fará com que você se sinta melhor consigo mesmo.
4. Socialize com os outros de vez em quando
No mundo de hoje nunca foi tão fácil manter contato com amigos e familiares. Sentir-se conectado com outras pessoas é uma parte importante do que nos torna humanos e negligenciar essa parte da vida pode ter efeitos prejudiciais à sua saúde mental.
Muitos problemas de saúde mental têm suas raízes em problemas de comunicação e podem ser ajudados ou até evitados mantendo contato com outras pessoas e mantendo relacionamentos fortes. Se você está tendo dificuldades, a melhor ajuda pode ser dada por amigos ou familiares, então converse com eles sobre como você se sente e também ouça seus pensamentos e emoções.
5. Mude sua rotina
Às vezes ficamos presos em uma rotina, isso acontece com todos nós! Tirar férias é uma ótima maneira de relaxar, melhorar seu humor e ver mais do mundo. No entanto, nem todos nós temos a sorte de voar para o sol sempre que temos vontade.
Mas existem maneiras muito mais simples (e menos caras) de fazer uma pausa em nossa rotina diária que podem fazer tanto para melhorar sua saúde mental. Tomar um caminho diferente para o trabalho ou apenas mover os móveis de lugar ajudará sua mente a experimentar coisas novas e lidar com diferentes situações.
6. Adote um Hobbie
Hoje em dia, grande parte de nossas vidas é ocupada pela pressão do trabalho que às vezes podemos esquecer o que gostamos. Talvez você adore pintar, tocar um instrumento musical ou sempre quis construir o melhor conjunto ferroviário do país. Tirar algum tempo para si mesmo irá ajudá-lo a lidar com o estresse, focar sua mente e permitir que você se expresse.
Se você estiver se sentindo triste, transmitir seus pensamentos em uma pintura, uma música ou um poema o ajudará a entender como se sente e a se sentir melhor.
7. Melhore sua autoestima
Muitas pessoas são infelizes ou autoconscientes sobre sua aparência, a maneira como falam ou seus antecedentes; comparando-se injustamente com outros que veem em revistas ou na televisão. Esses sentimentos podem levar a um sentimento arraigado de inutilidade ou até mesmo trazer condições como depressão ou transtorno alimentar.
Ao conversar com os outros e expressar seus sentimentos, você poderá entender melhor suas fraquezas e pontos fortes. Se você achar que isso ajuda, tire cinco minutos todos os dias para listar as qualidades que o tornam único, pensando em um positivo e depois em um negativo, e tente aceitar que você é você; qual é a melhor pessoa que você pode ser.
8. Tenha empatia
É natural se preocupar com o bem-estar dos outros, sejam eles quem forem. Parte da manutenção de relacionamentos saudáveis é retornar a preocupação com aqueles que cuidam de você. Isso pode ser tão simples quanto assinar um cartão de “melhorar” no trabalho ou ligar para um parente idoso para perguntar como eles estão.
Ter um animal de estimação faz com que você exercite essas emoções constantemente, pois você é a pessoa em quem eles confiam para comida, abrigo e amor. Realmente cuidar dos outros pode ajudar a melhorar muito sua saúde mental e permitir que você explore sentimentos com os quais pode ter perdido contato.
Você pode sentir prazer e gostaria de se voluntariar para ajudar outros na comunidade que são menos afortunados do que você, mas este é apenas um exemplo extremo de cuidado. Permitir-se ter sentimentos pelos outros ajuda a entender por que outras pessoas se importam com você e por que você deve se importar consigo mesmo.
9. Exercite sua mente
Assim como o resto do seu corpo, seu cérebro também precisa de exercícios para se manter saudável. Há muitas maneiras diferentes de fazer isso; de jogos de computador para fazer a palavra cruzada. Em vez de calcular suas contas imediatamente em uma calculadora, tente calcular as somas de cabeça antes de verificar se você estava correto mecanicamente.
Aprender uma nova palavra todos os dias também é uma boa maneira de garantir que sua memória permaneça em pleno funcionamento, o que ajudará à medida que você envelhece, bem como no dia-a-dia. Sua mente é sua ferramenta mais valiosa, portanto, mantê-la em pleno funcionamento é muito importante para se manter feliz e viver uma vida ativa.
10. Não deixe de pedir ajuda
Seguindo estes passos simples, você deve se sentir melhor consigo mesmo. No entanto, se você está se sentindo ansioso, deprimido ou pensa que está sofrendo de uma doença mental, é importante lembrar que há muitos lugares onde você pode ir, onde será oferecido bastante apoio. Além do seu médico de família, existem muitos serviços diferentes baseados localmente em todo o país, como instituições de caridade e grupos de apoio. O mais importante é que alguém saiba como você está se sentindo, seja um amigo ou membro da família, um serviço confidencial como os samaritanos ou serviços profissionais oferecidos pelo seu fundo de saúde local.
Caso você tenha gostado desse artigo, aqui na Youpsi você encontra diversos artigos semelhantes, e das mais diversas áreas. Não deixe de dar uma olhadinha e deixe sua opinião aqui nos comentários do artigo. Até logo!